Origens
Ainda muito jovem, era discípulo de São Policarpo e um dos onze cristãos de Filadélfia, atual Turquia.
A Perseguição
São Germânico viveu no tempo dos imperadores Marco Antonino e Lúcio Aurélio. São Policarpo, precedeu o martírio do santo de hoje: condenado pelo juiz ainda na flor da idade juvenil, superou pela graça de Deus o medo da sua fragilidade corporal e provocou espontaneamente a fera para ele preparada.
O Martírio na visão de São Policarpo
“O diabo organizara diversos ataques contra os cristãos, mas a graça do Senhor Jesus veio em defesa deles. O muito corajoso Germânico, dedicado a Deus com toda a sua alma, dominou, pela força da virtude, a animosidade dos incrédulos. Entregue às feras, ele notou que o procônsul manifestava alguma compaixão por ele e desejava convidá-lo a pensar ao menos na sua juventude, ao mesmo tempo que desprezava as outras vantagens; mas ele não mostrou senão desprezo por esta compaixão dum inimigo que dava a ideia de o querer poupar. Foi ele que por si provocou a fera que o iria devorar, convidando-a a lançar-se sobre ele para o fazer sair mais cedo deste mundo ímpio.”
São Germânico foi lançado às feras
Páscoa
Assim, São Germânico sofreu o seu martírio e foi dado como alimento às feras, durante as perseguições desencadeadas pelo Império Romano, no século II. Convidado a renegar à sua fé, exortou seus companheiros, com coragem, a dar a vida por Jesus.
Minha oração
“Ó mártir, que, por teu sangue fizeste germinar a fé nos corações, pelos teus méritos alcançai as graças que precisamos, principalmente o dom da fortaleza para que não pequemos mais. Amém.”
São Germânico, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 19 de janeiro
- Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Ponciano, mártir. († s. II)
- Na Via Cornélia, a treze milhas de Roma, no cemitério “ad Nymphas”, os santos Mário, Marta, Audifaz e Ábaco, mártires. († c. s. IV)
- Comemoração de São Macário Magno, presbítero e abade do mosteiro de Cete, no Egipto. († c. 390)
- Comemoração de São Macário o Alexandrino, presbítero e abade no monte Cete, no Egipto. († s. V)
- Em Lódi, na Ligúria, atualmente na Lombardia, região da Itália, a comemoração de São Bassiano, bispo. († 409)
- Em Como, na Lombardia, região da Itália, as santas Liberata e Faustina, irmãs e virgens, que fundaram o mosteiro de Santa Margarida. († c. 580)
- Em Dreux, junto de Chartres, na Nêustria, hoje na França, São Lomar, abade do mosteiro de Corbion, hoje Moutiers-au-Perche. († c. 593)
- Em Ravena, na atual Emília-Romanha, região da Itália, São João, bispo. († 595)
- Em Ruão, na Nêustria, atualmente na França, São Remígio, bispo, irmão do rei Pepino. († c. 762)
- Em Corfu, na Grécia, Santo Arsénio, bispo, pastor de almas muito dedicado ao seu rebanho e assíduo à oração nocturna. († s. X)
- Em Sevilha, na Espanha, o Beato Marcelo Spínola y Maestre, bispo, que fundou centros de operários para promover o desenvolvimento da sociedade humana. († 1906)
Fonte:
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Vatican.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova