25 set 2021

São Firmino

Firmino nasceu na cidade de Pamplona, Espanha, em meados do século III. Nasceu em uma família pagã, mas foi educado e encaminhado ao cristianismo por um sacerdote. Foi na França (antiga Gália) que seu trabalho de evangelização destacou-se, de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja daquele tempo, ficando conhecido como o “Apóstolo das Gálias”.

Antes de se tornar sacerdote, suas pregações já eram muito apreciadas pelos cristãos. Seu grande conhecimento sobre as verdades da fé cristã fez tanto sucesso que foi eleito pelo povo bispo. Isso se concretizou quando um líder da comunidade, chamado Honesto, já debilitado não podia mais orientar os fiéis. Por isso, Firmino recebeu o sacramento da ordem e a sagração episcopal em Toulouse.

Seu apostolado tinha o firme propósito de colocar um fim às trevas do paganismo, muito presentes naquela região. Gastava todo o seu tempo dando exemplos de santidade, virtude e fé. Ficou conhecido na região por sua santidade. Suas peregrinações foram incansáveis nas cidades da França como Angers, Auvergne, Age, Beuvais e Amiens, onde conseguiu a conversão de muitos pagãos que se converteram à fé de Jesus Cristo.

Inserido numa época de muitas perseguições contra os cristãos, a fé de Firmino despertou a ira dos opositores pagãos, como o governador Valério que desejava que o povo voltasse para suas práticas pagãs. Desse modo, mandou prender e decapitar São Firmino sem julgamento.

Morreu no ano 290. O derramamento de sangue do mártir fortaleceu ainda mais a Igreja na França. O corpo de São Firmino está sepultado na catedral de Amiens. Sua festa litúrgica é motivo de muitas celebrações para os franceses. Por isso, seu culto passou a ser difundido no mundo todo pelos cristãos.

São Firmino, rogai por nós!

Oração

“Ó Deus, nosso Pai, ficai conosco, dirigi-nos cada passo, inspirai-nos sentimentos de coragem e fortaleza. Mostrai-nos vossa face amiga e encorajadora, para que possamos continuar firmes, superando pela fé todas as dificuldades e perigos. Amém.”

Referências:
arquisp.org.br
cruzterrasanta

Comentários

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.