Origens
Desde a infância, Atanásio estava convencido de que um bom teólogo deve necessariamente ser também um bom cristão, um santo. E os contatos com Antônio Abate, patriarca do monaquismo, foram-lhe de grande conforto, porque compreendeu como este homem pobre e isolado sabia muito mais e muito melhor do que muitos eruditos da cidade: “Além do estudo e verdadeiro conhecimento das Escrituras, com uma vida justa e uma alma pura e virtude segundo Cristo são necessárias para que, caminhando na virtude, o intelecto possa alcançar e entender o que deseja, tanto quanto a natureza humana pode entender de Deus o Verbo. De fato, sem um intelecto puro e uma vida modelada nos santos, não se pode entender as palavras dos santos. Portanto, quem quiser entender o pensamento dos teólogos deve purificar a alma…” .
A coragem dos mártires, a fraqueza dos lapsi
Nascido em Alexandria por volta de 295 em uma família cristã, recebeu uma boa educação cultural. A sua infância coincidiu com a perseguição de Diocleciano (303-313), e Atanásio pôde admirar, por um lado, a coragem dos mártires e, por outro, a falta de coragem, ditada pela debilidade humana dos lapsi, os “recaídos “, prontos para sacrificar aos deuses diante do perigo, e depois pedir para ser readmitido na comunhão com a Igreja quando a perseguição acabou.
A Trindade: Deus uno e trino
Atanásio viveu tempos difíceis. Por um lado, a Igreja acabava de sair de um duro período de perseguições e ainda não encontrava uma correta relação com a autoridade imperial, visto que esta ainda influenciava as nomeações, as convocações dos Concílios e Sínodos e as formulações doutrinárias; por outro lado, surgiram incompreensões doutrinais que ameaçavam comprometer toda a experiência cristã, especialmente com o arianismo (de Ario, sacerdote da igreja de Alexandria). De fato, na cultura grega, acreditar no único Deus, não era um problema: no entanto, tratava-se de ajudar os novos cristãos a compreender que Deus era Uno e Trino. A difusão de tal “doutrina” teria significado transmitir a mensagem de que a salvação pode ser alcançada com as próprias forças e, portanto, tornaria inútil a encarnação.
O Concílio de Niceia
Em 325, como diácono, participou do Concílio de Niceia como assistente do bispo Alexandre. Aqui, foi abordada a questão de Ário, e os Bispos presentes proclamaram solenemente que o Filho é ” da mesma substância que o Pai”. Em 328, o bispo Alexandre morreu, e Atanásio tornou-se seu sucessor. Como Bispo, ele decidiu visitar os monges de São Pacômio na Tebaida: Atanásio, de fato, sabia que o monaquismo poderia oferecer uma grande contribuição para o povo. No entanto, Pacômio não compareceu àquela visita porque temia ser ordenado sacerdote e se ver envolvido no compromisso pastoral de seu amigo Atanásio, que o entendia cordialmente.
Os meletianos e a defesa de Atanásio
Durante a visita às várias comunidades, os meletianos (discípulos do bispo Meletius de Licopolis – +328) liderados por Giovanni Arkaf, acusaram-no perante o imperador de se ter ordenado bispo muito jovem e de ter imposto tributos injustos aos cristãos. Não foi difícil para Atanásio defender-se das acusações, mas estas foram apenas o prelúdio do que ainda estava para acontecer. No final de 332, ele foi acusado de ter mandado matar o bispo Arsênio de Ipsele, enquanto ele estava simplesmente escondido em um mosteiro de monges e apareceu vivo e bem no tribunal. Foi um grande revés para os acusadores de Atanásio.
Nem os arianos pararam de lhe dar problemas. Os melecianos submeteram-lhe um documento com a fórmula da fé para ser assinado: aparentemente, poderia parecer ortodoxo, mas faltava a expressão “da mesma substância”. O imperador pediu a Atanásio que readmitisse Ário, mas depois de ler o documento, o bispo recusou. Neste ponto, em 335, os bispos arianos e meletianos convocaram um Concílio em Tiro que – em face da maioria controlada de arianos e meletianos – decretou o exílio de Atanásio. Nesse ínterim, Giovanni Arkaf havia sido nomeado bispo em Alexandria, mas sua presença não durou muito, porque logo foi expulso pelos próprios cristãos. A partir desse momento, a cátedra de Alexandria não foi ocupada por outros bispos heréticos, pois os cristãos da cidade reconheceram apenas Atanásio como seu bispo.
A disputa entre os arianos e Atanásio
Após a morte de Constantino, em 337, Atanásio – com o consentimento dos imperadores do Ocidente e do Oriente – retornou a Alexandria. Mas, mais uma vez, os arianos se opuseram e convocaram outro concílio para discutir a posição de Atanásio; neste ponto, ele se aposentou com os monges. O Papa Júlio I, sabendo onde ele estava, convocou-o a Roma para o Concílio Romano, durante o qual Atanásio foi declarado inocente. Porém, impossibilitado de retornar a Alexandria, pôde ensinar com suas catequeses – entre 339 e 346 – que o perigo do arianismo esvaziava a fé cristã. Ao mesmo tempo, difundiu a experiência do monaquismo como prova de que tudo é graça, tudo é dom de Deus para quem n’Ele acredita e se confia a Ele.
O retorno de Atanásio a Alexandria
Somente em 346, após o Concílio de 343 na atual Sofia, o bispo de Alexandria foi declarado deposto e Atanásio convidado a retornar, o que acontecerá apenas três anos depois, em meio a grandes comemorações. Gregory Nazianzen conta que, ao entrar em Alexandria, na frente de seu pastor, as pessoas jogavam seus mantos e palmeiras no chão. A ação pastoral de Atanásio soube conquistar corações e mentes, como ele mesmo escreverá na História dos Arianos contada aos monges: “Quantas mulheres em idade núbil, já preparadas e decididas para o matrimônio, permaneceram virgens para Cristo! Quantos jovens, vendo seu exemplo, abraçaram a vida monástica! Quantos pais persuadiram seus filhos e quantos filhos convenceram seus pais a não abandonarem a vida cristã…”. São Basílio, que naqueles anos iniciava o seu ministério episcopal, reconheceu no já idoso Atanásio o único capaz de dialogar com todos, porque ninguém como ele “tinha a solicitude de todas as Igrejas”. Quando ele morreu, em 2 de maio de 373, Basílio o lembrou como uma “alma grande e apostólica”.]
Santo Atanásio, bispo de Alexandria no Egito e doutor da Igreja, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 3 de maio:
- Em Florença, na Itália, o Santo Antonino Pierozzi, bispo desta cidade. († 1459)
- Em Sevilha, na Espanha, o Beato Bernardo de Sevilha, comandante do convento mercedário de Sant’Eulália desta cidade. († 1440)
- Em Varsávia, na Polonia, o Beato Boleslao (Boselao) Strzelecki, presbítero e martire. († 1941)
- Em Sellenbüren, na Suíça, o Beato Corrado di Sellenburen, monge e martire . († 1125)
- Em Antalya, na Panfília, os Santos Hesperus, Zoe, Cyriacus e Theodulus, mártires de Attalia († 120)
- Em Andaluzia, na Espanha, o Santo Félix de Sevilha, diácono e mártir. († sec. 4)
- O Beato Giovanni de Verdegallo, comandante do convento mercedário. († sec. XIV-XV)
- Em Aranjuez, na Espanha, o Santo Giuseppe Maria Rubio Peralta , fundador dos Jesuítas. († 1929)
- Em Clonmel, na Irlanda, o Beato Guglielmo Tirry, sacerdote agostiniano e martire. († 1654)
- Em Sardenha, na Itália, o Santo Guisitano, martir decapitado. († 1616)
- Em Krzydlina Wielka, na Polonia, a Beata Maria Acutina (Helena) Goldberg, martir. († 1945)
- Em Linköping, na Suécia, o Beato Nicola Hermansson Vescovo, Bispo. († m. 1391)
- Em San Bartolo, Pesaro, na Itália, o Beato Pietro Gualcerano. († 1418)
- Em Bologna, na Itália, a Beata Sandra Sabattini, virgem e leiga. († 1984)
- Em Brantôme, na França, o Santo Sicario, mártir venerado.
- O Santo Ultan di Fosses, monge missionário e abade. († sec. 6º-7º)
- Em Borgonha, na França, o Santo Valdeberto, . († m. 665/670)
- Em Córsega, Ilha da Beleza, na França, os Santos Vendemiale, Fiorenzo, Eugenio e Longino, bispos e mártires. († m. 483)
- Em San Gallo, na atual Suíça, a Santa Viborada (ou Wiborada), Virgem e mártir. († 926)
Fontes:
- Dicastério para as Causas dos Santos
- Santiebeati
– Pesquisa, produção e edição: Leonardo Girotto