24 jul 2021

Santa Cristina

Cristina nasceu no ano de 288, na Toscana, (Itália), perto do lago de Bolsena. Seu pai era Urbano, um oficial do exército romano que atuava em Tir, região da Etrúria, que é parte da Toscana. Um homem muito rude, Urbano perseguia os seguidores de Cristo, abusando de seu poder militar. Seria difícil imaginar que Cristina se tornasse cristã com tais atitudes do pai.

Uma escrava cristã, presa na casa de Cristina, viu que ela tinha coração bom e queria conhecer Jesus, a escrava preparou-a para receber o batismo. Ela foi batizada sem que o pai soubesse. A partir de então, ela passou a defender os cristãos e a se interessar pela comunidade cristã de sua região.

Furioso e inconformado, o pai de Cristina prosseguiu com as torturas contra os cristãos. Negando a vontade do pai de prestar culto a ídolos e dedicando-se cada vez mais em suas atividades cristãs, foi lançada ao fogo pelo pai. Conta a história que, nesse momento, um anjo protegeu-a e as chamas não lhe fizeram mal.

Deixando Urbano ainda mais irado, ele mandou amarrar Cristina a uma pedra de moinho e jogá-la no lago. Conta-se que, milagrosamente, a pedra boiou e ela não se afogou. A revolta do pai foi tão forte que não resistiu e acabou morrendo de infarto.

Acusada pela morte do pai, Cristina foi presa. Dio, sucessor de Urbano, submeteu Cristina a várias torturas, mas nunca obtinha o resultado esperado. Ordenou que fosse jogada às víboras, mas não foi picada por nenhuma. Ordenou que cortassem sua língua mas, assim mesmo, ela continuou adorando o Senhor por meio dos louvores. Decidiu, então, que ela seria morta por flechadas. Santa Cristina faleceu no dia 24 de julho do ano 300.

O testemunho da garota de apenas doze anos, fortaleceu a fé de muitos cristãos e vários outros se converteram a Jesus por meio da sua grande fé.

Santa Cristina, rogai por nós!

Comentários

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.