Santos – Santo do Dia http://santo.cancaonova.com Tue, 25 May 2021 03:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 Santa Maria Madalena de Pazzi http://santo.cancaonova.com/santo/santa-maria-madalena-de-pazzi/ Tue, 25 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/santa-maria-madalena-de-pazzi/ Nasceu no dia 2 de abril de 1566, em Florença, na Itália. Batizada com o nome de Catarina, era pertencente a nobre família Pazzi. Desde muito cedo, viu-se chamada à vida religiosa e queria consagrar-se totalmente ao Senhor. Tinha apenas...

O post Santa Maria Madalena de Pazzi apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

Nasceu no dia 2 de abril de 1566, em Florença, na Itália. Batizada com o nome de Catarina, era pertencente a nobre família Pazzi.

Desde muito cedo, viu-se chamada à vida religiosa e queria consagrar-se totalmente ao Senhor. Tinha apenas oito anos quando o padre Rossi, jesuíta, começou a ouvi-la em confissão. Recebeu sua Primeira Comunhão aos dez anos e, contrariando o desejo dos pais, aos dezesseis anos abandonou tudo: os bens e os projetos para ingressar no convento de Santa Maria dos Anjos. Ali, por causa de uma grave doença, teve de fazer os votos antes das outras noviças, vestiu o hábito e tomou o nome de Maria Madalena.

Favorecida pelos dons especiais do Espírito Santo, viveu experiências místicas impressionantes, onde eram comuns os êxtases durante a penitência, oração e contemplação, originando extraordinárias visões proféticas. Para que essas revelações não se perdessem, seu superior ordenou que três irmãs anotassem fielmente as palavras que Maria Madalena dizia nessas ocasiões.

Foi provada na fé durante cinco anos, experimentando a escuridão e a aridez espiritual. Suas dores e enfermidades aumentavam dia após dia e não se compreendia como um corpo tão fraco podia resistir a tantos males. Suportou a tudo sem nenhuma queixa, entregando-se exclusivamente à Paixão de Jesus.

Sofreu com várias enfermidades até que entrou no Céu, com 41 anos, no dia 25 de maio de 1607. Faleceu no convento de Santa Maria dos Anjos, que hoje leva o seu nome.

Beatificada pelo Papa Urbano VIII, no ano de 1626, foi inserida no catálogo dos Santos em 1669, pelo Papa Clemente IX. Seu lema foi: “Padecer, Senhor, e não morrer!”

Santa Maria Madalena de Pazzi, rogai por nós!

O post Santa Maria Madalena de Pazzi apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
São Vicente de Lérins http://santo.cancaonova.com/santo/sao-vicente-de-lerins/ Mon, 24 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/sao-vicente-de-lerins/ Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar. Vicente, ao encontrar-se com Deus e converter-se, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou...

O post São Vicente de Lérins apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar.

Vicente, ao encontrar-se com Deus e converter-se, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou a Palavra de Deus.

Entrou para a vida monástica e tornou-se um exemplo de monge. Aprofundou-se nos mistérios de Deus, tornando-se um grande pensador, teólogo e místico. Combateu muitas heresias no século V. Eleito Abade, o Mosteiro de Lérins tornou-se um lugar de forte formação para santos e bispos da Igreja.

São Vicente foi um homem doutorado na graça, defensor da verdade, e que se consumiu pelo Evangelho.

Teve seu reconhecimento exaltado pelo próprio antagonista, que fez questão de incluí-lo num capítulo da sua famosa obra “Homens ilustres”. Morreu no mosteiro por volta de 450. A Igreja Católica dedica o dia 24 de maio a São Vicente de Lérins, celebrado na mesma data também no Oriente.

São Vicente de Lérins, rogai por nós!

O post São Vicente de Lérins apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
São João Batista de Rossi http://santo.cancaonova.com/santo/sao-joao-batista-de-rossi/ Sun, 23 May 2021 03:00:33 +0000 https://admin-canais.cancaonova.com/santo/?post_type=santo&p=8433 João Batista de Rossi nasceu em Voltagio, na província de Gênova, Itália, no dia 22 de fevereiro de 1698. Para poder estudar e manter-se, aos dez anos de idade foi trabalhar para uma família muito rica, em Gênova, como pajem....

O post São João Batista de Rossi apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
João Batista de Rossi nasceu em Voltagio, na província de Gênova, Itália, no dia 22 de fevereiro de 1698. Para poder estudar e manter-se, aos dez anos de idade foi trabalhar para uma família muito rica, em Gênova, como pajem. Três anos depois, foi chamado para morar em Roma com seu primo Lourenço Rossi, que já era sacerdote.

Admitido no Colégio Romano dos jesuítas, prosseguiu com êxito nos estudos, se doutorando em filosofia, convivendo com os melhores e mais preparados clérigos de sua geração. Depois, concluiu o curso de teologia com os Dominicanos de Minerva, onde conquistou muitos conhecimentos teológicos que lhe foram precisos para, mais tarde, ser um bom pregador e confessor de almas.

Em 1721 recebeu a unção sacerdotal. Como sacerdote, decidiu fundar a “Pia União de Sacerdotes Seculares”, dirigida por ele durante alguns anos. São João Batista de Rossi, não estava satisfeito e desejava obras mais abundantes. Sendo assim, fundou e dirigiu a Casa de Santa Gala, destinada para homens carentes e, depois, a Casa de São Luiz Gonzaga, para mulheres necessitadas.

Seu santo de devoção era São Luiz Gonzaga, por isso, buscava seguir seu exemplo de vida em sua missão apostólica. Seu objetivo era acolher os mais necessitados, os doentes, encarcerados, pobres e pecadores. Possuía o dom do aconselhamento, era atencioso e paciente com os fiéis. Embora voltado às classes mais baixas da sociedade, não recusava seus serviços à comunidade, dirigia tudo com muita doçura e dedicação. Por este motivo, tornou-se o confessor das Irmãs da Caridade.

Morreu no dia 23 de maio de 1764, com sessenta e seis anos após ser vencido por uma doença. Tão pobre, não tinha dinheiro para pagar pelo funeral, que foi pago graças aos devotos que o amavam e eram gratos a ele. Foi canonizado pelo papa Leão XIII no ano de 1881.

São João Batista de Rossi, rogai por nós!

O post São João Batista de Rossi apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
Santa Rita de Cássia http://santo.cancaonova.com/santo/santa-rita-de-cassia/ Sat, 22 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/santa-rita-de-cassia/ Filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, no ano de 1381, e foi batizada com o nome de Margherita (Margarida em latim que significa pérola ou pedra preciosa). Seus pais eram...

O post Santa Rita de Cássia apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

Filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, no ano de 1381, e foi batizada com o nome de Margherita (Margarida em latim que significa pérola ou pedra preciosa). Seus pais eram ‘pacificadores de Cristo’ nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Deram o melhor de si mesmo na educação de Rita, ensinando-a inclusive a ler e escrever.

Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio aos 16 anos para Paulo Ferdinando Mancini, um jovem de boas intenções, mas vingativo. Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor.

Com uma vida simples, rica de oração e de virtudes, toda dedicada à família, ela ajudou o marido a converter-se e a levar uma vida honesta e laboriosa. Sua existência de esposa e mãe foi abalada pelo assassinato do marido, vítima do ódio entre facções.

Rita conseguiu ser coerente com o Evangelho perdoando plenamente todos aqueles que lhe causaram tanta dor. Os filhos, ao contrário, influenciados pelo ambiente e pelos parentes, eram inclinados à vingança. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem um grave pecado. Ambos, ainda jovens, vieram a falecer em consequência de doenças naturais.

Sem o marido e os filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e às obras de caridade. Ela também tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.

Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e, depois, uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso, teve que viver resguardada.

Morreu no ano de 1457 com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez padecer por quatro anos. Foi venerada como santa, imediatamente após a sua morte, como atestam o sarcófago e o Códex miraculorum, ambos documentos de 1457-1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, em uma urna de prata e cristal fabricada em 1930.

Hoje, ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

O post Santa Rita de Cássia apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
Santo Eugênio de Mazenod http://santo.cancaonova.com/santo/santo-eugenio-de-mazenod/ Fri, 21 May 2021 03:00:15 +0000 https://admin-canais.cancaonova.com/santo/?post_type=santo&p=8425 Seu nome de batismo era Carlos José Eugênio de Mazenod. Nasceu na cidade de Aix-en-Provance, França, no ano de 1782, no seio de uma nobre família. No ano de 1791, devido à Revolução Francesa, teve que emigrar com seus pais...

O post Santo Eugênio de Mazenod apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
Seu nome de batismo era Carlos José Eugênio de Mazenod. Nasceu na cidade de Aix-en-Provance, França, no ano de 1782, no seio de uma nobre família.

No ano de 1791, devido à Revolução Francesa, teve que emigrar com seus pais para Turim e Veneza, onde permaneceram por quatro anos sob a direção espiritual do sacerdote Bartolo Zinelli. No ano de 1808, contra a vontade da mãe, que sonhava com um casamento rico para o filho, começou seus estudos para o sacerdócio no Seminário de São Sulpício, Paris. Foi ordenado presbítero em Amiens, Picardia, no ano de 1811.

Nomeado Vigário Geral e, em seguida, Bispo de Marselha, na Provença, mostrou a plena medida de si mesmo. Construiu igrejas, criou novas paróquias, zelou com energia e afeto pela vida de seus padres. Intensificou a instrução catequética e as obras juvenis, recorreu às congregações dedicadas ao ensino e à assistência hospitalar.

No ano de 1816, se juntou com outros presbíteros na comunidade “Missionários da Provença”, dedicando-se à evangelização dos abandonados da Provença. Em 1818, estabeleceu uma segunda comunidade no santuário mariano de Nossa Senhora do Laus. Através de votos e dos conselhos evangélicos, os missionários tornaram uma congregação religiosa mudando seu nome para “Missionários Oblatos de Maria Imaculada”. O grupo recebeu aprovação papal em 17 de fevereiro de 1826.

Faleceu em 21 de maio de 1861, na cidade de Marselha. Inúmeras graças foram atribuídas à sua intercessão após sua morte. Sua canonização foi celebrada pelo Papa João Paulo II no ano de 1995.

Santo Eugênio de Mazenod, rogai por nós!

O post Santo Eugênio de Mazenod apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
São Bernardino de Sena http://santo.cancaonova.com/santo/sao-bernardino-de-sena/ Thu, 20 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/sao-bernardino-de-sena/ Nasceu em Massa Marítima, na Toscana, Itália, no ano de 1380. Muito cedo, infelizmente, perdeu seus pais; mas, por outro lado, a Providência Santíssima agiu na sua formação através de tias cristãs fervorosas. Tanto que oraram, testemunharam, foram canais da...

O post São Bernardino de Sena apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

Nasceu em Massa Marítima, na Toscana, Itália, no ano de 1380. Muito cedo, infelizmente, perdeu seus pais; mas, por outro lado, a Providência Santíssima agiu na sua formação através de tias cristãs fervorosas. Tanto que oraram, testemunharam, foram canais da Providência Divina para a vida de São Bernardino.

Numa vida de oração e penitência, ele discerniu seu chamado a uma vida consagrada, entrando para a família franciscana na Ordem dos Frades Menores. Ali, tornou-se sacerdote.

São Bernardino possuía muitas qualidades; muitas delas, sobrenaturais. Muitos dons, dentre eles, o carisma da pregação. Um homem zeloso, liderou o movimento da observância em prol de uma vivência radical do carisma franciscano. Quantas pessoas, na Itália, conheceram esse santo por causa da eficácia do nome de Jesus!

Grande devoto; tanto que, nas leituras do ofício de hoje, encontramos um texto tirado de um de seus sermões: “O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra. Por que razão a luz da fé se difundiu no mundo inteiro tão rápida e ardentemente, senão por que foi pregado este nome?”. Um grande pregador, ele reconhecia que tudo era graça na sua vida. Muitos puderam conhecer, através dos lábios desse pregador, o amor de Deus. Ele se expressou, revelou-se plenamente em Cristo Jesus na força do seu Espírito.

São Bernardino, como todos os santos e santas da Igreja de todos os tempos, foi conduzido pelo Espírito Santo. Centrado no mistério da Eucaristia, devotíssimo da Santíssima Virgem, ele se consumiu ao serviço da Palavra e do povo de Deus. No ano de 1444, ele partiu para o Céu após ficar muito doente e intercede por nós para que sejamos todos servos da Palavra para glória e de Jesus.

No ano de 1450 foi canonizado pelo papa Nicolau V. Seu túmulo se encontra na igreja dos Franciscanos em Áquila. São Bernardino de Sena é patrono dos publicitários italianos e de todo o mundo.

São Bernardino de Sena, rogai por nós!

O post São Bernardino de Sena apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
Santo Ivo http://santo.cancaonova.com/santo/santo-ivo/ Wed, 19 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/santo-ivo/ Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, no ano de 1253. Pertencente a uma família da pequena nobreza, de educação apurada e cristã, Ivo recebeu uma ótima formação. Aos 14 anos de idade, foi para Paris e Orleans,...

O post Santo Ivo apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, no ano de 1253. Pertencente a uma família da pequena nobreza, de educação apurada e cristã, Ivo recebeu uma ótima formação. Aos 14 anos de idade, foi para Paris e Orleans, onde dedicou-se aos estudos de Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Foi aluno de São Tomás de Aquino e São Boaventura.

Exercia a profissão de advogado com maestria, tornando-se conselheiro jurídico e juiz eclesiástico. Trabalhou como juiz episcopal no ano de 1280, na cidade de Rennes.

No ano de 1284, foi ordenado sacerdote, mas continuou a exercer suas atividades como advogado e juiz. Ficou conhecido como o “Advogado dos Pobres”, pela defesa de pessoas com menos recursos e sem condições de pagar pelo serviço. Construiu um hospital, onde cuidava dos doentes pessoalmente, pois era um Frade Franciscano.

Um santo advogado, juiz e sacerdote. Partiu para o Céu com apenas 50 anos, devido às causas naturais, mas deixou-nos um grande testemunho de doação e amor ao próximo. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

Foi canonizado pelo papa Clemente VI no ano de 1347, a pedido de bispos e autoridades civis. Patrono dos advogados, dos juízes, oficiais de justiça e escrivães, sua festa é celebrada no dia 19 de maio.

“Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente.” (Santo Ivo)

Santo Ivo, rogai por nós!

O post Santo Ivo apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
São João I http://santo.cancaonova.com/santo/sao-joao-i/ Tue, 18 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/sao-joao-i/ O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte...

O post São João I apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte do Papa, ele foi eleito o sucessor de Pedro.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.

Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio desse contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele foi o primeiro.

A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu sua paz, não perdeu sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede no ano de 526.

Suas relíquias foram trasladadas para a Basílica de São Pedro, onde São João I é venerado como mártir da fé. Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.

São João I, rogai por nós!

O post São João I apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
São Pascoal Bailão http://santo.cancaonova.com/santo/sao-pascoal-bailao/ Mon, 17 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/sao-pascoal-bailao/ Nasceu no munícipio de Torrehermosa, em Aragão, na Espanha no ano de 1540, numa família de origem pobre e humilde. Seus pais, muito religiosos, colocaram nele o nome de Pascoal por seu nascimento ter sido em um domingo de Páscoa....

O post São Pascoal Bailão apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

Nasceu no munícipio de Torrehermosa, em Aragão, na Espanha no ano de 1540, numa família de origem pobre e humilde. Seus pais, muito religiosos, colocaram nele o nome de Pascoal por seu nascimento ter sido em um domingo de Páscoa.

Trabalhou cuidando dos rebanhos desde menino, desse modo, não teve a oportunidade de estudar tão cedo. Tinha o desejo de conhecer a verdade e, quanto mais aprendia a ler, mais lia o Santo Evangelho, os exemplos de Cristo e dos santos.

Por volta dos 20 anos de idade, decidiu abandonar a casa de seus pais e dirigir-se para um convento, onde deu passos largos em direção ao amor e a piedade do Divino Mestre. Chamado à vida religiosa, dirigiu-se para Valência. Renunciou a tudo para seguir a Cristo dentro da família franciscana. E, ali, buscava desempenhar os trabalhos mais humildes, santificando-se cada vez mais.

Entre a Espanha e a França existiam povos que combatiam os cristãos. Ele foi enviado para levar uma carta para a França. E aceitou. Desejando ser mártir da obediência.

Homem de profunda adoração a Jesus Sacramentado. Ficou conhecido como “Teólogo da Eucaristia”, por ter resolvido as questões dos adversários na França e também pela coletânea de escritos que deixou a respeito do Sacramento da Eucaristia, que sempre foi o centro de sua vida espiritual.

Infligia-se penitências e, com isso, debilitou sua saúde até o limite de sua resistência. Faleceu no convento do Rosário, no dia 17 de maio de 1592, no domingo da Solenidade de Pentecostes.

No ano de 1897, Papa Leão XIII declarou-o patrono das devoções eucarísticas e também dos Congressos Eucarísticos Internacionais.

São Pascoal Bailão, rogai por nós!

O post São Pascoal Bailão apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>
São Simão Stock http://santo.cancaonova.com/santo/sao-simao-stock/ Sun, 16 May 2021 03:00:00 +0000 http://localhost/migration/santo/sao-simao-stock/ O santo de hoje nasceu no condado de Kent, Inglaterra, no ano de 1165, numa família nobre e cristã. Com apenas 12 anos, movido pelo Espírito Santo de Deus, abandonou a sua família por uma vida eremítica, uma vida no...

O post São Simão Stock apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>

O santo de hoje nasceu no condado de Kent, Inglaterra, no ano de 1165, numa família nobre e cristã. Com apenas 12 anos, movido pelo Espírito Santo de Deus, abandonou a sua família por uma vida eremítica, uma vida no deserto.

Encontrou morada na cavidade de um carvalho em uma floresta vizinha a Oxford, daí veio o ‘Stock’ em seu nome. Ali, se consagrou na penitência e na busca da salvação das almas. Descia até o povoado para visitar os doentes, evangelizar e voltava para o seu retiro.

Simão, era um homem obediente ao Senhor; Deus o quis na família Carmelita, recém-chegada à Inglaterra. Após discernir, tornou-se um religioso nesta Ordem. Profundamente mariano, era um homem do serviço e dedicado aos irmãos. Certa noite, Nossa Senhora apareceu a ele em sonho, com um escapulário, apresentando-o como uma proteção especial àqueles que o usarem com devoção. Quanto mais marianos, mais cristãos!

São Simão Stock escreveu um opúsculo sobre a penitência cristã, cartas a Carmelitas, homilias, preceitos religiosos e antífonas da Santíssima Virgem.

Faleceu no dia 16 de maio de 1265, com quase cem anos de idade. O santo caiu doente quando estava no mosteiro de sua Ordem na cidade de Bordeaux, na França. Sua celebração litúrgica foi instituída pela Igreja para o dia de sua morte.

São Simão Stock, rogai por nós!

O post São Simão Stock apareceu primeiro em Santo do Dia.

]]>