Origens
Os dois irmãos Miguel e Constantino nasceram em Tessalônica, filhos de um empregado do imperador. Vieram se chamar Metódio e Cirilo, respectivamente, quando tornaram-se religiosos.
São Cirilo
São Cirilo, o antigo Constantino, era o mais novo. Nasceu em 827 e completou os estudos em Constantinopla, sob a orientação do bispo Fócio de Constantinopla. Foi ordenado sacerdote e iniciou a carreira de mestre.
São Metódio
São Metódio, o antigo Miguel, resolveu, no começo, seguir a carreira política, até quando foi nomeado governador de uma província. Desistiu da atividade governamental para se tornar monge com o nome de Metódio.
Santos Cirilo e Metódio e a tradução da Bíblia
Um novo Alfabeto
São Cirilo criou um novo alfabeto eslavo e traduziu a Bíblia, o missal e os rituais. Além da evangelização, eles têm um valor cultural incontestável. Esses grandes benefícios que os dois irmãos fizeram aos eslavos são retribuídos com enorme popularidade. Durante a vida, eles tiveram de sofrer muito por causa das inovações.
Acusados de Heresias
Acusados de cisma e de heresia, tiveram de vir a Roma, onde o Papa Adriano II os acolheu muito bem, concedendo-lhes o privilégio de celebrar em língua eslava diante dele mesmo e de uma grande comunidade cristã. Era uma aprovação solene do método dos santos.
Missionários na Europa Central
Desenvolveram suas atividades missionárias na Europa central e são justamente chamados de apóstolos dos eslavos. Seu merecimento no apostolado é também a adaptação aos povos evangelizados.
O Final da vida dos santos
Páscoa dos Irmãos
Cirilo morreu em Roma, a 14 de fevereiro de 869, e foi sepultado na igreja de São Clemente, perto do Coliseu. Ele trouxe as relíquias de São Clemente a Roma. Metódio foi nomeado arcebispo de Panônia, com sede em Sirmio, voltou para os seus eslavos. Lutou com várias dificuldades até a morte. Voltaram a atacá-lo por causa do uso da língua eslava nos ritos religiosos. Por fim, usavam o eslavo, o grego e o latim. Morreu em seis de abril de 885.
Legado
Santos Cirilo e Metódio pregaram a fé cristã e criaram um alfabeto próprio para traduzir da língua grega para a língua eslava os livros sagrados, ampliando os horizontes da Igreja no Oriente.
Minha oração
“Aos santos irmãos, que, por um belo testemunho demonstram a santidade familiar e o apoio mútuo, rogai pelos irmãos e irmãs para sejam verdadeiros amigos uns dos outros e cada qual estimule o seu familiar para a santidade. Amém.”
Santos Cirilo e Metódio, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 14 de fevereiro
- Em Roma, na Via Flamínia, junto à ponte Mílvio, São Valentim, mártir. († data inc.)
- Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Vital, imortalizado pela integridade da fé e pela imitação de Cristo. († data inc.)
- Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Ápia, São Zenão, mártir. († data inc.)
- Em Alexandria, no Egito, a comemoração dos santos mártires Bassiano, Toniano, Proto, Lúcio, que foram lançados ao mar; Cirião, presbítero, Agatão, exorcista, Moisés, que foram queimados no fogo; Dionísio e Amónio, que, passados ao fio da espada, alcançaram a glória eterna. († data inc.)
- Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Eleucádio, bispo. († s. III)
- No monte Skopa, na Bitínia, hoje na Turquia, Santo Auxêncio, presbítero e arquimandrita. († s. V)
- Comemoração de São Nostriano, bispo de Nápoles, na Itália. († c. 450)
- Em Sorrento, na Campânia, região da Itália, Santo Antonino, abade. († c. 830)
- Em Córdova, na Espanha, São João Baptista da Conceição Garcia, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade. († 1613)
- Em Valência, na Espanha, o Beato Vicente Vilar David, mártir. († 1937)
Fonte:
- Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
- Martirológio Romano
- Vaticannews.va
- Vatican.va
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova