06 dez 2022

São Nicolau de Mira, o padroeiro dos marinheiros

Imagem de São Nicolau de Mira

Bispo

Origens
São Nicolau de Mira nasceu no ano 275 em Pátara, cidade marítima da Lícia, na Turquia meridional. Seus pais eram ricos e possuíam uma profunda vida de oração. Ainda muito jovem, tornou-se órfão. Recordando a passagem do “Jovem rico”, Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que, ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados e pobres.

Sacerdócio
Educado no cristianismo, tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde, com amor, evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

Salvou Vida de Jovens Meninas
Certa vez, ficou sabendo que um homem havia perdido todo o seu dinheiro. Ele tinha três filhas, as quais tinham idade suficiente para o casamento, mas não tinham os dotes para a celebração. Por isso, as filhas do pobre homem seriam vendidas como escravas, pois não poderiam viver na casa por mais tempo. Na noite antes da partida da filha mais velha que seria vendida, ela lavou suas meias e as colocou em frente ao fogo para que secassem. 

São Nicolau de Mira: salvou jovens e criou o mito do Papai Noel 

Os Presentes
Na manhã seguinte, a jovem viu que havia, dentro de sua meia, uma bolsinha com ouro. Daí que, nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Bispo Sucessor
Com a morte do bispo de Mira, Nicolau foi eleito seu sucessor. A obediência fez com que Nicolau abandonasse a solidão para assumir as responsabilidades de bispo. Conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração e carisma de milagres em favor, sobretudo, dos enfermos.

A Prisão e a Tortura
Historiadores relatam que, ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado à morte, mas, felizmente, salvou-se em 325, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

Presenciou o arrependimento de um grande perseguidor

Concílio de Niceia
São Nicolau de Mira participou do Concílio de Niceia, onde, contra a heresia ariana, foi definida a divindade de Jesus, declarado consubstancial ao Pai. Nicolau presenciou uma cena indescritível: Constantino Magno, um grande perseguidor do povo cristão, ajoelhou-se para beijar as cicatrizes de Nicolau e de outros cristãos torturados na última perseguição.

Páscoa
São Nicolau de Mira faleceu em 343, na cidade de Mira, com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo. Após sua morte, seu túmulo em Mira se tornou um local de peregrinação. 

Relíquias
As relíquias de São Nicolau de Mira foram consideradas milagrosas devido a um misterioso líquido que saía de dentro, chamado “maná de São Nicolau”. São Nicolau de Mira é invocado contra os perigos de incêndios e é padroeiro dos marinheiros.

Minha oração

“São Nicolau, o modelo do Papai Noel, exemplo de bondade paterna assim como o Pai celeste, enriquecei os homens com os dons da mesma paternidade. Dai às famílias a graça da bondade e as virtudes para educar os filhos. Amém.”

São Nicolau, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 6 de dezembro 

  • Em Roma, a comemoração de Santa Asela, virgem. († d. 385)
  • Na África Setentrional, a comemoração dos santos mártires. Neste grupo, são dignos de memória Dionísia e seu filho Majórico. († s. V)
  • Em Bréscia, na Lombardia, região da Itália, Santo Obício, que, sendo militar de cavalaria, se converteu a Deus. († 1204)
  • Em Granada, na Espanha, o beato mártir Pedro Pascoal, bispo de Jaen, da Ordem das Mercês. († 1300)
  •  Em Hai Duong, cidade do Tonquim, hoje no Vietnam, São José Nguyen Duy Khang, mártir.(† 1861)
  • Na Espanha, a comemoração dos mártires espanhóis do século XX.
  • Em Picadero de Paterna, localidade da província de Valência, na Espanha, a Beata Luísa Maria Frias Cañizares, virgem e mártir. († 1936)
  • Em Guadalajara, também na Espanha, os beatos Miguel Lasaga Carazo, presbítero da Sociedade Salesiana e companheiros mártires.(† 1936)
  • Em Bucarest, na Roménia, o Beato João Scheffler, bispo de Statu Mare e mártir.

Fonte:

  • Livro ‘O Santo do dia’ – Dom Servilio Conti, I.M.C.
  • Martirológio Romano
  • Vaticannews.va
  • Vatican.va

– Produção e edição:  Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

Comentários

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.